Treinamento e Iniciação em Cheerleading

• Sobre o Projeto:

O Cheerleading se destaca nos jogos esportivos por suas apresentações, bem como em competições por meio de rotinas organizadas. O esporte tem quatro pilares que o caracteriza e o diferencia de outros esportes semelhantes, como a ginastica, que são: Dança, Stunts (elevações, pirâmides humanas e arremessos), Jumps (saltos) e Tumbling (acrobacias). Assim, este deve ser contemplado no âmbito da educação física escolar, incentivando os profissionais da área a buscarem métodos de ensino inovadores, no intuito de otimizar e diversificar o trabalho da educação física nas escolas. Por outro lado, a longo prazo, o projeto de extensão almeja a criação de uma equipe para representar a Universidade Federal de Goiás em competições locais e nacionais, fomentando a prática do mesmo e oportunizando a criação da cultura esportiva aliada à elaboração de modelos de ensino inovadores ajustados as restrições ambientais e as capacidades do indivíduo.

Durante a quarentena o projeto fará as seguintes atividades remotas:

• Produção de videoaulas de condicionamento físico (força, flexibilidade) para o cheerleading, com duração média de 5 a 10 minutos. As aulas serão sistematizadas com níveis básico e intermediário de exercícios para realizar em casa;
  • Produção de videoaulas com os movimentos básicos do cheerleading, com duração média de 5 a 10 minutos. Essas aulas serão destinadas especificamente para os alunos matriculados pelo CPC nas modalidades de iniciação e treinamento em cheerleading;
  • Produção de vídeos com o Histórico e conhecimentos gerais sobre o esporte cheerleading;
  • Aulas online por vídeoconferência duas vezes por semana para os alunos inscritos.

• Informações Importantes:

A comunidade em geral pode fazer as videoaulas de treinamento ou exercícios em casa, seguindo as adaptações e orientações do professor durante o vídeo. Os vídeos de treinamento da técnica do cheerleading são direcionadas para as pessoas que já praticam o esporte.

• Material Produzido em 2020:
  1. Aula de Treinamento Resistido em casa - (CLIQUE AQUI);
  2. Vídeo - Histórico e especificidades do Cheerleading - Sealand - (CLIQUE AQUI);
  3. Vídeos para praticantes iniciantes de Cheerleadind - (CLIQUE AQUI).

Coordenadora do Projeto: Profª Drª. Juliana Alves Carneiro